Como Ter Discernimento da Bíblia

Tempo de leitura: 2 minutos

Como Ter Discernimento da Bíblia

Neste artigo vou explicar para você o que significa a palavra discernimento e como você deve agir para discernir a bíblia. Acredito que em sua rotina de estudo você já utiliza algumas dessas dicas mas talvez algumas pessoas ainda não conhecem e por isso acho importante falar para que todos possam ler a bíblia e conhecer mais a vontade de Deus para poderem viverem o melhor de Deus.

O que significa Discernimento?

O conceito bíblico de discernimento: κριτικòς (kritikos): habilidade em julgar, analisar, considerar e expor

Você Quer Ler e Entender a Bíblia e ficar mais próximo de Deus?

Insira o seu melhor email abaixo e receba GRÁTIS um livro digital com dicas que vão te ensinar hoje, tudo passo-a-passo!

3 Passos para ter Discernimento da Palavra

1º Comece pelo começo

“Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.” Hebreus 5:14

Comece a estudar a bíblia pelos assuntos mais básicos para sua fé, pesquise sobre a vida de Jesus, sobre salvação, sobre fé, esses assuntos são básicos para sua caminhada com Jesus.
Conforme você for aprendendo sobre esses temas básicos naturalmente novos temas surgirão e você terá mais facilidade para entende-los.

2º O Espírito Santo é o seu principal professor

“Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.” 1 Coríntios 2:13-14

Coisas espirituais são discernidas através do Espírito Santo que habita em nós por isso é importante você buscar respostas através da oração, antes de ler a palavra ore, e ore sempre pedindo para Deus o discernimento que você precisa para entender as coisas espirituais.

3º Deus é a fonte de toda sabedoria

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” Tiago 1:5

Nossas orações precisão ser bíblicas e uma das coisas que aprendemos com a bíblia é que Deus é que nos dá sabedoria e por isso devemos pedir isso a Ele não somente uma vez mas todos os dias das nossas vidas pois sempre precisamos aprender algo novo e Deus quer nos ensinar.

Resumindo…

  1. Comece pelo começo, pelos assuntos mais simples
  2. O Espírito Santo é o seu principal professor, busque a Ele e você terá muitas respostas
  3. Deus é a fonte de toda sabedoria, ore sempre pedindo sabedoria

Qual dica você já pratica ou Qual a sua dica para quem quer ter discernimento? Deixe seu comentário!

Grande abraço, Deus abençoe!
Gabriel Hernandes.

13 Comentários


    1. Deus nos dá o descernimento até das coisas mais difíceis de interpretação (Bíblicas), quando abdicamos do pecado, quando nos esforçamos para estudar a palavra de Deus, quando do mesmo modo frequentamos os cultos, quando falamos de Jesus para as pessoas, quando praticamos obras de caridade e quando exercemos uma busca constante pela presença do Espírito Santo de Deus.
      Em suma: Importa-nos nascer da água do Espírito (Nascer de novo).
      Clamar-me-eis e eu te mostrarei coisas grandes e firmes que tu não Sabes.
      O nome de Deus seja para sempre louvado. Amen.

      Responder

  1. E muito gratificante receber esses comentário toda semana nos fortalece nos renova a cada momentos de nossas fraquezas e é bom ver que Deus prepara as pessoas para nos da a esperança de que não estamos sozinhos nessas caminhadas

    Responder

    1. Belo trabalho . colaborar na missão do Senhor buscando sempre a sua maior golòria.

      Responder

  2. Irmão, Discernimento da palavra de Deus só vem por um meio atrás do Espirito Santo, não vem por meio de TEOLOGIA.
    A teologia entra por uma porta e Jesus sai pela outra.

    Responder

    1. A Teologia é uma das maneiras dentre as diversas que existem atualmente de estudar a palavra de Deus por si só e buscar o seu próprio entendimento e interpretação da Bíblia, sem contradizer a própria Bíblia.
      Respeito o seu ponto de vista meu irmão, mas não concordo. Não devemos nos fechar em uma bolha e ainda falar como se fossemos dono da verdade. Se hoje existem escolas de teologia, bom seria que todos cristãos fizesse ao menos um curso básico para aprender que a Bíblia deve ser praticada e não apenas especulada.

      Responder

  3. Todos os dias ao acordar peço sabedoria a DEUS para ter discernimento da SUA PALAVRA, afim de não cometer
    pecados e ter capacidade de expor a SUA PALAVRA aos que querem ouvir, para que sejam um crente correto e
    maduro.

    Responder

  4. Muito tem edificado a minha vida obrigada Deus continue abençoando você e sua família .

    Responder

  5. Estou aprendendo muitas coisas através desses conteúdos fornecidos. Deus abençoe.

    Responder

  6. gostei do site, material de grande importância para o crescimento Espiritual. Gostaria de deixar uma resalva no que diz respeito a Teologia e suas variáveis, no mundo atual onde a formação teológica com ênfase ao pastorado tem sido uma busca por emprego e não apenas obedecendo um chamado de Deus, isso é muito perigoso quando um individuo que busca preparo nestas condições, ele não vai receber o discernimento da palavra de Deus segundo o Espirito Santo, porque ele não esta em Deus. Tudo que ele vai gerar é do homem portanto maligno, tenho visto péssimos exemplos no dia a dia na vida de pastores e pastoras que tem sido danosos para o Reino de Deus, eu mesmo já tentei fazer o curso teológico por várias vezes e não consegui, por causa de certos individuos que estavam fazendo esse curso. Mas, nem por isso eu discrimino quem quer faze-lo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *