Circuncisão – O Que Significa ser Circuncidado? [Guia Completo]

Você alguma vez já se perguntou Qual o Significado de Circuncisão Na Bíblia ou Por que muitos povos são Circuncidados?

Antes de continuar o artigo, gostaria de te fazer uma rápida pergunta "Você gostaria de Ler a bíblia toda no ano de 2018? Você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo?" O que você acha de experimentar por 1 mês, através de vídeo-aulas, ai no conforto da sua casa, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Deus pediu para abraão circuncidar o povo

Vemos na bíblia que o significado da circuncisão é muito maior do que um simples corte na pele, ser circuncidado representava uma aliança que Deus fez com o povo através de Abraão.

Deus mandou que Abraão e seus descendentes guardassem a aliança da circuncisão:

“Todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós” (Gênesis 17:10-11)

A lei para circuncidar foi dada a Abraão quando ele tinha 99 anos de idade. Circuncidar era a cerimônia onde era cortado o prepúcio, que é a pele que cobre a cabeça do órgão genital masculino. Esse procedimento é algo bem parecido com a cirurgia de fimose realizada atualmente, veja a foto abaixo:

Circuncisão em 4 passos

A circuncisão era uma marca física que identificava o povo de Deus, além disso circuncidar o povo foi associado a duas das grandes promessas:

  1. Ele faria uma grande nação dos descendentes de Abraão
  2. Daria-lhes uma terra como herança.

Mesmo aos 99 anos Abraão foi circuncidado e Deus ordenou que ele circuncidasse todos meninos no 8º dia da vida:

“O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações…” (Gênesis 17:12)

A circuncisão era a única marca que o povo de Deus tinha até que Deus entregou os 10 mandamentos a Moisés(que quase foi morto pelo próprio Deus por não ter circuncidado seus filhos) e partir dai além da circuncisão também era necessário obediência aos 10 mandamentos.

Os incircuncisos não participavam das promessas de Deus. Não faziam parte do povo escolhido, Israel. Homens de outras nações passavam a participar dos privilégios dos judeus somente quando circuncidados.

“Porém se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a páscoa ao Senhor, seja-lhe circuncidado todo o homem, e então chegará a celebrá-la, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela.” Êxodo 12:48

O escravos também eram circuncidados mesmo que não tinham o sangue Israelita(Judeu), mas que faziam parte do povo.

“todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua.” Gênesis 17:12-13

Judeus que negligenciavam este mandamento do Senhor não podiam participar das festas especiais que Deus lhes deu.

Ser circunciso era tão importante ao povo que Deus não permitiu que eles entrassem na terra prometida. Por que…

  1. Eles não haviam praticado a circuncisão no caminho (Josué 5:7).
  2. Era necessário fazer a circuncisão de todos os machos (Josué 5:8).
  3. Somente depois de cumprir esta ordem, eles podiam celebrar a Páscoa, a festa que os lembrou da salvação da nação das mãos dos egípcios (5:10).
  4. No dia seguinte, começaram a comer do fruto da terra prometida (Josué 5:11-12) e, logo em seguida, começaram a conquistar a terra.

Estes fatos, relacionados às promessas da nação e da terra, reforçam o significado original de ser circuncidado.

O Que Significa a Circuncisão No Novo Testamento

No Novo Testamento, a palavra circuncisão era usada para identificar aqueles que eram Israelitas(Judeus).

Na igreja primitiva, os apóstolos tiveram diversas controvérsias sobre a circuncisão. Alguns judeus convertidos a Cristo achavam que todos os homens teriam que ser circuncidados para participarem das bênçãos em Cristo, mas Deus nunca disse que as bênçãos espirituais em Cristo dependem da circuncisão da carne.

Paulo e outros discípulos resistiram a essas idéias, e pregaram a salvação pela fé para todos, tanto judeus quanto gentios:

“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.” Romanos 3:28-30

“Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.” Gálatas 5:2

“Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.” Gálatas 5:6

“Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado.” Gálatas 5:11

“Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.” Colossenses 3:11

Circuncisão No Coração

Hoje o significado da circuncisão na bíblia é ainda mais profundo já que agora somos circuncidados não mais na carne mas no coração.
Ser circuncidado no coração representa nossa conversão genuína, através da nossa fé e obediência a Jesus. Graças a Jesus hoje não precisamos mais marcar nossa carne, mas sim nosso coração!

“Pelo contrário, o verdadeiro judeu é aquele que é judeu por dentro, aquele que tem o coração circuncidado; e isso é uma coisa que o Espírito de Deus faz e que a lei escrita não pode fazer…” (Rm 2. 29 – NTLH)

Embora a circuncisão não tenha valor religioso hoje, ainda aprendemos lições importantes das instruções dadas aos judeus. No ato da circuncisão, eles se tornaram distintos, e Deus removeu o “opróbrio” do pecado (Josué 5:9). Hoje, ele remove o pecado na circuncisão espiritual quando somos sepultados com Cristo no batismo (Colossenses 2:11-13).

“Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne” (Filipenses 3:3).

“Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura” (Gálatas 6:15).

 

Bônus: Doenças Prevenidas Pela Circuncisão

Se nós pensarmos no contexto de higiene e saúde da epoca que a circuncisão foi instituida por Deus, podemos ver que os planos se Deus vão muito além dos nossos. Atualmente, foi descoberto que circuncidar pode reduzir os riscos de diversas doenças em homens. Abraão e seu povo viam apenas uma aliança com Deus, mas através dessa aliança Deus garantia uma melhor saúde para aquele povo, que no contexto da época sem os avanços atuais da medicina, com certeza sofriam muito com doenças.

Veja alguns benefícios trazidos pela circuncisão:

  • Diminui a incidência de câncer de pênis
  • Diminui o risco de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS
  • Diminui o risco da esposa ter câncer de colo de útero – discutível
  • Diminui o risco das inflamações no prepúcio e na glande (postite e balano-postite)
  • Acaba com o risco da parafimose
  • Circuncidar acaba com a posterior necessidade de tratamento cirúrgico da fimose aos 6 – 8 anos de idade

 

Você tem alguma dúvida sobre Qual o Significado de Circuncisão Na Bíblia? Deixe Seu Comentário!

Grande Abraço,
Gabriel Hernandes

AGORA COMPARTILHE ESTA MENSAGEM:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *