Como Estudar a Bíblia (4 Dicas Infalíveis)

Nesse artigo eu vou te explicar como estudar a Bíblia, algo que muitos Cristãos têm certa dificuldade. E você se engana se acha que só os mais novos na fé possuem essa dificuldade, têm muita gente velha de Igreja que também tem muita dificuldade nesse ponto.
Como Estudar a Bíblia

Antes de continuar o artigo, gostaria de te fazer uma rápida pergunta "Você gostaria de Ler a bíblia toda no ano de 2018? Você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo?" O que você acha de experimentar por 1 mês, através de vídeo-aulas, ai no conforto da sua casa, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Mas antes de iniciar a explicação sobre como estudar a Bíblia é importante que eu fale sobre algo muito importante.

Muita gente procura a Bíblia apenas para pregar ou como um elemento de pesquisa. Precisamos entender que a Bíblia é a Palavra de Deus e não uma vara de condão de conhecimento. Nela está todo o conhecimento e sabedoria, porém, a absorção é gradativa, ou seja, Deus não despeja tudo de uma vez.

Temos que consumir em gotinhas dentro de nossa caminhada com Cristo.

Sendo assim, agora que você já entendeu que o estudo da Bíblia é mais do que um guia pra pregação, mas sim, um guia pra vida, vamos te ensinar alguns métodos para que o seu tempo de estudo seja mais proveitoso.

4 DICAS RÁPIDAS SOBRE COMO ESTUDAR A BÍBLIA

1. Crie um hábito de ler

Todo hábito que não é comum, no início desperta um desconforto. Se você já possui o hábito de ler regularmente, isso vai te ajudar. Se não, no princípio serpa um tanto quanto desconfortável. Logo, a primeira dica é: Não desista!

A diferença da Bíblia para os demais livros é que você tem relacionamento direto com o autor, então, logo que bater o desânimo, cansaço ou até mesmo a preguiça, peça para Deus uma renovação de mente e mudança de postura.

É importante que você crie uma rotina de horário e local para ler, sendo fiel a ela. É claro que por vezes você terá compromissos ou imprevistos que lhe impedirão de estudar no determinado horário, mas isso deve ser uma exceção e não uma regra. Em situações como essa, não há problema fazer em outro horário ou lugar.

2. Faça um plano de leituras para começar

A Bíblia é um livro extenso, mas dividido em blocos. Você pode ler ela na ordem de publicação (Gênesis a Apocalipse) ou ir desenvolvendo um estudo de acordo com determinados blocos (Pentateuco, Profetas Menores, Evangelho, Cartas Paulinas etc). Não existe uma regra pra iniciar a leitura, mas é bom que você siga um bloco e um livro específico para iniciar e terminar determinada conclusão.

É recomendável que você procure alguém para lhe ajudar a fazer esse plano de leitura. Essa pessoa certamente observará o seu perfil e lhe recomendará um bloco ou um livro que você tenha mais facilidade em interpretar.

3. Anote e/ou grife o que for fundamental pra você

Procure ter um caderno contigo junto a Bíblia pra você anotar aquilo que você concluir. Algumas pessoas grifam e anotam na própria Bíblia também.

Assim, você terá noção do que o Senhor mais falou contigo a partir daquela aplicação bíblica e pode até desenvolver estudos ou sermões futuros.

4. Procure ler em mais de uma versão

A Bíblia possui diversas traduções. As mais fiéis a linguagem original (grego e hebraico) são de difícil leitura, mais pesada e com linguagem mais técnica. Existem versões mais contemporâneas, porém é importante que você leia em mais de uma versão, de preferência alternando entre as mais antigas e as mais novas, para que assim você tenha uma tradução pra sua linguagem atual sem perder no que está escrito na essência.

Caso você ache necessário, use um dicionário. Bíblias de estudo também ajudam nesses quesitos, porém, não se apoie nas ideias do comentarista, mas sim, chegue às suas próprias conclusões. Entretanto, ler o que ele tem a dizer pode te dar um norte muito interessante.

Agora tenho uma pergunta para você…

Nesse artigo você viu como estudar a Bíblia e entendeu que isso é uma prática e não uma troca. Estudar a Bíblia precisa ser um hábito diário do Cristão, não uma consulta para uma pregação.

Você quer aprender COMO ESTUDAR A BÍBLIA melhor?

Se você tem dificuldade de ler e entender a bíblia sozinho, não sabe por onde começar, quer um caminho simples e que funciona então recomendo que veja este vídeo que gravei sobre um método muito eficiente que desenvolvi para ajudar pessoas que tem essas dificuldades.

Clique Aqui Agora E Veja o Vídeo que ensina o que fazer para ler e enter a bíblia

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

AGORA COMPARTILHE ESTA MENSAGEM:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *