Como Pregar a Palavra de Deus

Você chegou aqui por que quer aprender Como Pregar a Palavra de Deus, isso que significa que você já sabe nós, cristãos, somos chamados para pregar em tempo e fora de tempo (2Tm 4:2), porém, muito de nós somos cobertos de timidez e medo.

Antes de continuar o artigo, gostaria de te fazer uma rápida pergunta "Você gostaria de Ler a bíblia toda no ano de 2018? Você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo?" O que você acha de experimentar por 1 mês, através de vídeo-aulas, ai no conforto da sua casa, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Como Pregar a Palavra de Deus

Entretanto, temos que entender que independentemente de onde estivermos, na igreja, na nossa própria casa ou em qualquer outro lugar, somos chamados para pregar.

Sendo assim, para expulsar todos os fantasmas que cercam a pregação, preparamos algumas dicas para que você possa pregar com conhecimento, sabedoria e autoridade, aonde quer que você esteja.

5 Dicas Rápidas Sobre Como Pregar a Palavra de Deus

1. INTIMIDADE COM DEUS

Muito mais importante do que Como Pregar a Palavra de Deus é saber o que o Senhor quer que preguemos. Aquele papo de: “Se Jesus estivesse no meu lugar, o que ele falaria?”. Então, lá vai uma boa notícia: Temos conexão direta com o Pai.

Mas para que essa conexão com Deus seja verdeira, é fundamental que tenhamos uma vida de relacionamento com Ele através da oração (onde iremos expor tudo o que nosso para Ele) e da leitura da Palavra (onde Ele, que é a Palavra, irá se expor por completo para nós).

Também temos que entender que o Senhor fala de todas as formas (Jo 33:14), por isso, precisamos estar atento à Ele em todos os momentos, pois nos detalhes podemos ouvir o Senhor dizendo o que quer que falemos aos outros.

Para isso, é necessário que estejamos completamente conectados com Deus, sem nenhum impedimento. Sendo assim, a vida de santidade é fundamental (Is 59:2). Se estivermos em pecado, estaremos separados do Senhor, logo, não conseguiremos O ouvir. O pecado é o muro que barra o nosso relacionamento com o nosso Pai. E só no momento em que chegamos até Ele com humildade e pedimos perdão é que esse muro se quebra e o nosso relacionamento é reconstruído.

2. CONHECER A PALAVRA

Não falamos sobre aquilo que não conhecemos, então, se não desenvolvermos o hábito de ler a Palavra, pouco saberemos sobre o que Deus fala e dificilmente conseguiremos expor com propriedade aos outros.

No caso de pregar em ambientes de um número maior de pessoas com uma data marcada com antecedência (célula, culto etc) é importante que tenhamos um tempo de estudo expressivo, onde é essencial ler e reler os textos, de preferência em diversas versões, buscar livros de apoio sobre o tema e conversar com pessoas que possuem tanto conhecimento na área para trocar experiências sobre.

Temos que entender que a essência de tudo o que for pregado é Cristo, porém, a Bíblia é um livro onde todo detalhe é importante, pois vêm de contextos históricos, de locais, culturas etc. Por isso, precisamos saber interpretar corretamente, sendo assim, é essencial que tenhamos relacionamento com a Palavra de Deus.

Como Pregar a Palavra de Deus Pela Primeira Vez

3. A PALAVRA É DELE

Na visão humana de Como Pregar a Palavra de Deus é totalmente natural termos medo e vergonha de encarar os desafios da pregação, principalmente em ambientes de púlpito ou onde muitas pessoas estejam te escutando. Algumas pessoas até “tiram de letra” situações como essa, mas a grande maioria se treme de medo e não sabe aonde se esconder de vergonha.

Mas vamos pensar bem: A Palavra que você está pregando não é sua, e sim, de Deus. Ela não vem de nada que é humano e perecível, mas sim, de um Deus Eterno e Soberano.

Em toda a apresentação musical, o instrumento precisa de um instrumentista pra ser tocado, ele não se toca sozinho. No nosso caso, somos um instrumento (capacitado, estudado e preparado), porém, acima de tudo, tocado pelo Senhor para emitir a Palavra que Ele quer.

Afinal, eu nunca vi um violino nervoso em uma apresentação sinfônica, talvez o violinista. Mas, no nosso caso, o violinista é Deus, o Senhor Todo Poderoso, ele não tem porquê ficar nervoso e saberá nos conduzir da melhor maneira possível. Portanto, é fundamental que nos esvaziemos e estejamos conectados 100% nEle.

4. MUITO ALÉM DE ONDE PREGAR, A GRANDE QUESTÃO É PREGAR

Claro que ambientes de púlpito são altamente intimidadores, mas, em contrapartida, encorajadores. Nos focamos para estar cada vez mais preparados para emitir aquilo que o Senhor quer falar. Porém, como escrito no início e em 2 Timóteo, somos chamados para pregar em tempo e fora de tempo, seja aonde for.

É importante que tenhamos um relacionamento com Deus para que tenhamos a Palavra dEle na ponta da nossa língua, assim, estaremos preparados para pregar nos momentos mais inesperados. Tendo essa consciência evangelística, o estudo e a preparação para pregar em sua célula ou até mesmo na sua igreja será natural.

Mais do que estudarmos apenas para pregar para uma multidão, é importante que estudemos diariamente para estar preparado para pregar para pessoas do nosso convívio, nos momentos em que Deus quiser. Assim, pregar para multidões será uma consequência e muito mais natural.

5. PRESTE ATENÇÃO NA LINGUAGEM USADA

Nós, adultos, quando queremos falar de igual para igual, em estatura, com uma criança, nos abaixamos para nos enquadrar no padrão de medida dela. Assim é quando vamos pregar.

Essa é uma dica de ouro sobre Como Pregar a Palavra de Deus…

Temos que nos encaixar no contexto de quem está ouvindo para que a mensagem seja dada com clareza

Jesus sabia da pouca instrução da multidão que o seguia, por isso, falava com eles por meio de parábolas. Por outro lado, conversava de igual para igual com escribas e doutores da lei.

É importante que a mensagem seja clara o suficiente para que quem ouça não saia com dúvidas e entenda perfeitamente a mensagem do Senhor através de você.

Então, use exemplos e palavras que se enquadre no contexto de vida, idade, cultura, estilo da pessoa que estiver ouvindo.

Todos nós cristãos somos moldados para sermos pregadores. Alguns, possuem um chamado específico para pregação e pastoreio, porém, todos nós possuímos o Espírito Santo que nos dá ousadia para que possamos ministrar a Palavra aonde estivermos e para quem estiver disposto a ouvir.

Você quer saber mais sobre Como Pregar a Palavra de Deus?

Quando queremos aprender algo é importante que a gente procure pessoas que já sabem mais do que a gente para nos ensinar.

E quando falamos de como pregar melhor isso também faz todo sentido por isso recomendo que você quer ser um bom pregador então invista em sua preparação continue procurando materiais que vão te ajudar a ter uma oratória melhor, aprenda hermenêutica(para interpretar melhor textos) e homilética(vai te ajudar a estruturar pregações).

Essas 3 habilidade você encontra em livros e também pode encontrar em sua cidade cursos sérios que ensinem sobre isso.

Se em sua cidade não tem um curso presencial ou você não conhece bons livros sobre o assunto eu indico esse curso online que se chama – “Kit Curso Pregador Completo – Como preparar sermões e pregar a Bíblia (clique aqui para ver)”. Este é um curso sério e confiável  afinal para sem um bom pregador o caminho da preparação é obrigatório!

 

Clique Aqui Agora e Aprenda Como Preparar Sermões e Pregar a Bíblia

AGORA COMPARTILHE ESTA MENSAGEM:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *